terça-feira, 27 de agosto de 2019

5 filmes que todo fotógrafo ou amante da fotografia deve assistir

Cada dia que passa, mais e mais filmes vão sendo lançados. Alguns vão para o cinema, outros ficam apenas na Netflix, Youtube ou em alguma outra plataforma digital.

Esse mercado ganha cada vez mais espaço e faz muito sucesso desde que foi inventado. Cada vez mais os filmes vem cheios de tecnologia, efeitos, paisagens maravilhosas e muito mais.

Listei 2 filmes e 3 documentários que todo fotógrafo ou amante da fotografia deve assistir. Confira.

Manufactured Landscapes - Fabricando Paisagens


O filme é do ano de 2006 e trás o fotógrafo Edward Burtynsky como "ator principal". Ele viaja pelo mundo todo observando a mudança das paisagens, relatando o que as industrias causam nelas. 

Ele documenta as mudanças físicas e a forma como as pessoas reagem a essas mudanças.

Confira o trailer.

No canal do TED, você encontra uma palestra dele falando sobre essas fotos, os impactos do homem nessas paisagens, a busca de um mundo mais sustentável, etc.


The Bang Bang Club - Repórteres de Guerra


O filme é de 2010 e conta sobre 4 fotógrafos, que acompanharam os últimos 2 dias do Apartheid e a primeira eleição democrática da África do Sul.

O ambiente é de medo, desigualdade, violência e miséria. Os fotógrafos arriscam suas vidas para registrarem a realidade do local.

O filme esta disponível no youtube e você pode conferir aqui mesmo ;)



Life Through a Lens -  Annie Leibovitz: A vida através das lentes


O documentário mostra a vida e carreira de uma das mais famosas fotógrafas da modernidade. Ela começou na Rolling Stone e seu último trabalho foi na Vougue.

É possível assistir também alguns insights do processo fotográfico.

Ele também esta disponível no youtube e você pode conferir aqui.


Visual Acoustics - Fotógrafo da arquitetura moderna


Para quem ama fotografia de arquitetura, esse filme é um "prato cheio". Esse documentário mergulha na vida de trabalho de Julius Schulman, mostrando seu impacto sobre a arte.

Quem ama composições, vai adorar! Confira.



Baraka - Um mundo além das palavras


Baraka é um filme altamente impactante. Ele é totalmente visual, destacando as características naturais, culturais, tradições e muito mais, de 23 países. O Brasil esta entre esses 23 países (aplausos!).

É o primeiro filme da trilogia Qatsi, de Godfry Reggio.

Prepare a pipoca e bom filme!



Que tal maratonar todos eles no final de semana? Sessão cinema :)

Chame os amigos e a família, prepara aquela pipoca e partiu assistir!

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Curiosidades da imagem digital

Fazer uma foto hoje em dia é muito fácil! Você simplesmente pega seu celular, aponta para o que quer fotografar, aperta o botão e pronto, em segundos seu registro é feito e você ainda pode compartilha-lo nas redes sociais no mesmo instante.

Mas, nem sempre foi essa tecnologia toda não. Demorou muitos anos, desde a invenção da câmera fotográfica, para que as imagens digitais fossem criadas. Foram mais de 100 aos de pesquisa para que pudessem chegar na era da imagem digital.


Confira algumas curiosidades sobre a imagem digital:

1- A primeira imagem digital foi produzida pelos ingleses Harry Bartholomew e Maynard McFarlane, no ano de 1920. Eles trabalhavam para um sistema de transmissão a cabo, para transmitir imagens de jornais para os Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial.

2- Em 1960, engenheiros americanos inventaram o primeiro aparato para gerar imagens digitais em tempo real. chamado radiografia. Esses primeiros métodos de scanear deram base para a câmera fotográfica digital.

3- Nos anos 90, já com a tecnologia do dispositivo de carga acoplada que foi inventado em 1969, houve um avanço mais acessível, possibilitando a comercialização, aumentando o acesso a máquina fotográfica digital.

4- A informação digital gerada, é mais fácil de ser compartilhada, editada, copiada, entre outras funções mais fáceis do que a informação analógica.

5 - Raster: tipo de imagem digital formada por pixels.

6- No ano de 1975, o engenheiro Steve Sasson da Eastman Kodak, criou a primeira câmera fotográfica digital. Ele utilizou um sensor chamado Fairchild CCD e um objetiva de uma câmera filmadora da Kodak.

Protótipo câmera digital

7-  No ano de 1976, Bryce Bayer inventou o Bayer Color Filter Array, permitindo que um sensor registrasse imagens coloridas. O Padrão Bayer, como ficou conhecido, utiliza filtros das cores primárias e continua a ser usado nas câmeras digitais atuais.

8- Em 1990, a Adobe lançou a primeira versão do Photoshop. 

9- Já em 1991, a Kodak lançou um sistema de fotografia digital para os fotojornalistas.
 Esse sistema utilizava uma câmera analógica modelo Nikon F-3, adaptada com um sensor CCD de 1.3 megapixels.

10- Em 2003, quando as câmeras foram embutidas nos celulares, a médica mundial de fotos por habitante no ano era de 1, hoje são 50 fotos. Desse modo, em 15 anos, saímos de 6 bilhões de fotos por ano para 300 bilhões de fotos.