terça-feira, 24 de agosto de 2021

História do álbum de fotos

 


Nos dias de hoje é raro vermos as pessoas revelando fotos ou montando álbum e fotos. Os álbuns de fotos ainda continuam sendo usados para recordações de casamentos, aniversários, nascimentos, etc. Mas o consumo diminuiu muito, é raro vermos pessoas revelando fotos e montando aqueles álbuns tradicionais.

Mas, você já parou para pensar em como surgiram os álbuns de fotos?

Os primeiros álbuns não eram como os que já conhecemos. Eles surgiram na década de 1830, onde eram considerados cadernos de pesquisas/livros de amostras, mantidos pelos inventores dos experimentos fotográficos que deram certos.

      Álbum de fotos com capa de couro
      Foto: Pinterest 

Um tempo depois, os álbuns já possuíam fotos de pessoas, mas era um objeto bem restrito, poucas pessoas tinham acesso.  De 1839 até os anos de 1950, o processo fotográfico mais popular era o daguerrótipo (imagem fotográfica formada em uma superfície espelhada).

Os álbuns se tornaram populares quando as fotografias ficaram mais acessíveis (baratas). Nessa época, eram considerados objetos colecionáveis e lembranças.

Os primeiros álbuns eram utilizados para guardarem fotos de pessoas famosas, de forma que as fotos ficassem bem guardadas e preservadas. 

Algumas pessoas começaram a criar seu próprio álbum de fotos, com recortes, colagens, gravuras, flores, conhecidos como scrapbooks. Após isso, se tornaram objetos tradicionais nas casas das famílias, utilizados como forma de guardar memórias, recordações.


Modelo páginas scrapbook
Foto: Pinterest


Com o passar do tempo, os álbuns ganharam novos modelos, com diversas cores, tamanhos, com adesivos, capas de diversos materiais, etc. 

Hoje em dia, além dos tradicionais álbuns de fotos (aqueles que você precisa revelar as fotos), temos os modelos digitais, onde as imagens já saem impressas. Álbuns criados no Facebook, painéis de visualização, e muito mais.


Eu AMO montar álbum de fotos, adoro ter as lembranças registradas. Cada álbum montado é um momento revivido, com muitas histórias para contar.

E vocês, ainda possuem o costume de montar álbuns de fotos? 

terça-feira, 13 de julho de 2021

Mini Wedding - L&L

"O amor só é lindo quando encontramos alguém que nos transforma no melhor que podemos ser"

                                                                                                                                    - Mário Quintana


O dia 29 de junho de 2021, foi o dia escolhido para celebrar o amor do casal.

Os noivos optaram por um Mini Wedding, com pessoas bem próximas ao casal para celebrar esse momento especial.

O Mini Wedding é um casamento mais intimista, com a presença de até 100 convidados. Onde os noivos convidam apenas os familiares e pessoas mais próximas para compartilharem esse momento.

Em tons de branco e prata, o casal optou por uma decoração mais clean, com um misto de flores e doces.

O sabor do bolo escolhido foi mousse de brigadeiro branco, feito pela Carla e os doces foram da Desejo & Sabor.



Ao final da cerimônia, os convidados receberam de lembrança uma caixinha com bombons de chocolate branco e chocolate ao leite, em formato de coração. Ficou um charme!


E assim foi esse dia especial! Celebrado da forma correta, do jeitos que os noivos desejaram.




Felicidades e muito amor para o casal! 💕💕

quinta-feira, 4 de março de 2021

Linha do tempo das redes sociais


    As redes sociais já estão entre nós há muuuito tempo, bem mais do que imaginamos. Para os mais novos, se assim posso dizer, as redes sociais se tornaram mais populares com o ICQ (um aplicativo de bate papo, parecido com o msn), orkut e fotolog.

    Mas, outras redes sociais já vinham sendo usadas desde o ano de 1979, como a criação do Usenet. Essa rede foi desenvolvida por Tom Truscott e Jim Ellis, que tinha o intuito de fazer com que os seus membros publicassem postagens e artigos para seus grupos.



 

IRC (Internet Relay Chat): Surgiu no ano de 1988 com o objetivo de gerar interação entre seus usuários, podendo transmitir arquivos e trocar mensagens. Ele é considerado o pai do ICQ e um ancestral do nosso querido Whatsapp

Six Degress (1997): Diante dos modelos atuais de redes sociais, o Six Degress é considerado a “primeira rede social”. Conseguiu alcançar a marca de 1 milhão de membros no tempo em que esteve ativa.

Os usuários podiam criar perfis e fazer amizades com outros usuários da mesma rede.


    A partir dos anos 2000, as redes sociais tiveram um avanço enorme, e quem deu um UP nessas redes foi o Friendster, lançada em 2002 no Canadá.

    Friendster ganhou bastante popularidade no mundo todo, com seu maior público sendo da Ásia. Porém, no Brasil essa rede social não pegou. Em 2015, com mais de 8 milhões de usuários, ela chegou ao fim.

Linkedin (2003): Para quem não conhece, o Linkedin é uma plataforma no estilo do Facebook, mas voltado para o ramo profissional.

É uma rede social utilizada até os dias de hoje, e muita gente consegue um trabalho por lá. Já que com a rede, você consegue ver quais vagas estão disponíveis em determinada empresa, enviar currículo, seguir a páginas das empresas, além de personalizar seu perfil.

 

Orkut (2004): O orkut chegou já sendo diferenciado: apenas quem recebesse o convite, poderia se cadastrar na rede social.

O Orkut chegou com a inovação do usuário poder configurar seu perfil, fazer comentários, participar de comunidades, além de uma aba exclusiva para fotos. No começo  você só podia publicar 12 fotos, mas com o tempo, o número de fotos que podiam ser publicadas aumentou.

Ficou no ar durante 10 anos e fez sucesso no Brasil, Índia e Estados Unidos.

Facebook: Tembém criado em 2004, é uma das redes socias mais utilizadas no mundo. Cada vez mais a plataforma recebe atualizações e incrições de novos usuários. Empresas também estão usando o Facebook para se conectar com os candidatos para as suas vagas.

Instagram: O instagram é o bebê das redes socias, criado em 2010 e faz parte do grupo Facebook.

Possui diversas aplicações que servem para que os usuários de conectem e compartilhem fotos e vídeos. Possui diversas funcionalidades como perfis comerciais, que podem ser compatilhados também no Facebook. Isso ajuda empresas e profissionais a atingirem um público maior.

Sempre trazendo novidades para seus usuários, o Instagram vem se destacando entre as melhores redes sociais.


Qual dessas redes sociais você mais gosta?

Qual você usou e te marcou? Deixa aqui nos comentários, vou adorar saber!