domingo, 30 de julho de 2017

#dicadodia: como fotografar animais

A dica do dia de hoje vai para aqueles que são apaixonados por animais e para quem tem um ou vários em casa, como estimação.

Há um tempo, tentei fazer um ensaio pet com a Jully. Enquanto ela brincava, eu fotografava. Tem video também.


Jully


Pensando nisso, resolvi dar dicas para vocês que querem registrar os momentos do animal de vocês ou de algum outro que queira fotografar. Vamos as dicas:

Antes de começar, veja como esta o local, se o animal esta a vontade, verifique a luz local, etc. O importante é que seja algo natural. Ex: não fique forçando seu cachorro a ficar em uma determinada pose, deixe ele fazer o que quiser. As fotos espontâneas são as melhores.

Dica 1: Capture a ação do animal
Nesse caso, deixe o animal livre e o acompanhe com as fotos. Quanto mais livre ele estiver, mais reais serão as suas fotos. Capturar ações deixa a foto mais alegre e mostra o verdadeiro lado do animal.

Dica 2: Nivele-se ao animal
Ao fotografar um animal vem a mesma dica quando se fotografa crianças: fique da altura deles e faça fotos em vários ângulos. Assim, você capta melhor as reações do animal.

Dica 3: Não use flash
O flash pode deixar o animal irritado ou agitado, fazendo com que ele mude suas ações. Ele pode querer se esconder, e ai já era a sessão de fotos.

Dica 4: Tenha paciência
Parece fácil fotografar um animal, mas não é. Não podemos forçá-lo a fazer algo, as ações do animal devem ser natural e nós apenas vamos seguindo cada passo. Caso você queira chamar a atenção do seu gato, por exemplo, peça ajuda de alguém para que o chame e faça ele olhar para a foto. Mas seja paciente, nem sempre o animal vai querer obedecê-lo e ficar parado naquela posição.




Dica 5: Diversifique seu enquadramento
Da mesma forma que nós (seres humanos) ficamos diferentes de acordo com o ângulo, o mesmo acontece com os animais. Aproveite para enquadrar as fotos de diversas maneiras. Foque em algumas partes específicas (olhos, focinho, orelhas, bicos, etc), mostre nessas enquadramentos os detalhes do animal.

Aproveite para fotografar seu momento com o animal. Registre alguma brincadeira, algum encontro com ele, algum momento. Fotos assim ficam lindas, ainda mais quando são espontâneas e captam o momento da emoção.


Espero que tenham gostado da dica ;)

 Alguém ai já tentou fotografar um animal e a foto ficou show? Manda pra cá, adoraria ver. 

terça-feira, 25 de julho de 2017

Fotos: O dia em que "nevou" em Brasilia

O mês de julho é conhecido por ser frio e fazer baixas temperaturas em algumas regiões do país. 

Por estar fazendo muuuuito frio em algumas cidades brasileiras, inclusive em Brasília (DF), o jornal Correio Braziliense publicou algumas fotos do dia em que geou na cidade.

Em 16 de outubro de 1964, o jornal publicou em sua capa uma foto em que a Esplanada dos Ministérios estava coberta de gelo, foi a maior geada que já aconteceu na cidade.

Foi um marco histórico! Mesmo com o frio todo que estava fazendo nessas ultimas semanas, vai ser difícil ver algo assim na cidade.

Na foto abaixo, podemos ver o gramado do Congresso Nacional coberto por gelo.
Há 7 anos, o pioneiro Geraldo Silva de 90 anos, contou ao jornal sobre esse momento: “Parecia mentira. A cidade ficou cheia de granizo. Tive que ver de perto”, lembrou.  Ao saber que a Esplanada estava coberta de gelo, ele foi correndo para lá! 

Inacreditável!

Ainda bem que nessa época já existia câmeras fotográficas para registrarem esse momento histórico!

As fotos acima foram publicadas pelo Correio Braziliense em 19/07/2017.

Confira mais algumas fotos encontradas no google desse dia histórico.



Nem dá para acreditar né!?!

Até o próximo post ;)

domingo, 23 de julho de 2017

#dicadodia: selfie perfeita

Selfie: palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet.

2013: Foi o ano em que o termo selfie surgiu. Os responsáveis pelos dicionários da Oxford escolheram a palavra selfie como a palavra do ano. A justificativa para essa escolha foi pelo fato da palavra ser muito buscada em menos de 1 ano.
Blogueira e youtuber Taci Alcolea

Não podemos negar que a selfie chegou para ficar, certo?!? Em todos os momentos é possível fazer uma selfie e já compartilhar nas redes sociais.
Mas, muita gente reclama que ainda não aprendeu 100% a fazer uma selfie. Então, se liga nas dicas de como tirar a selfie perfeita:
Dica 1: Selfie não é só rosto
Tira isso da cabeça. A selfie envolve todo um cenário, um angulo, não é apenas rosto (pode ser pé, braço, usando algo novo que ganhou, etc.). A selfie também não precisa pegar seu rosto inteiro, pode ser apenas uma parte dele.


Dica 2: Foque em um dos cantos superiores da foto
Dessa forma, seu rosto não fica sendo o centro/foco da foto, ele apenas faz parte de um todo, podendo ser um "complemento" da paisagem.

Dica 3: Iluminação
Uma coisa que eu sempre falo em qualquer foto que vai ser tirada é prestar atenção na iluminação.Opte sempre pela luz natural do local onde você esta. Use a luz contra você, ela trás mais brilho para a foto.

Dica 4: Tire foto com as duas mãos
Tudo bem tirar foto com uma mão só, há quem consegue tirar fotos perfeitas assim. Porém, quem ainda não tem muita segurança, é bom utilizar as duas mãos. Assim, dá uma maior estabilidade na foto e você não corre o risco de sair tremida ou borrada em todas as fotos.

Cantora Anahi

Dica 5: Encontre seu ângulo
Cada um tem um angulo que acha melhor na hora de tirar a foto. Use e abuse dele. Além disso, aproveite para fazer alguma mudança com a sobrancelha, colocar o celular mais acima da cabeça, fazer algo com os lábios, etc. Dê mais dinâmica para a foto.

Dica 6: Cuidado com o flash
Tome cuidado na hora de usar o flash na foto. Evite usá-lo em fotos no espelho, ele faz um "grande estrago" na foto, fazendo que com perca toda a qualidade. Ao usá-lo em seu rosto, preste atenção se não ficou claro ou escuro demais. Use o flash apenas quando necessário.

Dica 7: Tire várias fotos
Aproveite o momento para fazer várias fotos, assim, você terá várias opções e pode escolher a que ficou melhor. Use e abuse dos ângulos, brinque com eles. Em muitos casos, você pode descobrir um novo angulo que realce mais seu rosto do que aquele que você acreditava ser o seu melhor.

Dica 8: Momento
O momento em que a selfie é tirada conta muito também. Aproveite que esta em algum evento, viajem, etc e aproveite para registrar esses momentos, fazendo com que o local, amigos, etc, façam parte da composição da sua foto.

Niina Secrets, Caio Braz, Jade Seba, Taci Alcolea e Nah Cardoso

Agora não tem desculpas para arrasar na selfie das férias!

terça-feira, 18 de julho de 2017

A evolução da câmera fotográfica

Hoje em dia em muito fácil registrar um momento. Basta pegar o celular e pronto, o momento foi registrado. Ou então, há aqueles que ainda amam a câmera fotográfica e usam e abusam dela.

Mas, nem sempre foi tão fácil assim registrar um momento. Pensando nisso, resolvi trazer para vocês e história da evolução da câmera fotográfica.


Os primeiros tipos baseavam-se na câmera escura. Eram duas caixas retangulares de madeira, que resvalavam uma na outra para conseguir o foco da imagem, com uma abertura para a objetiva e um local para a placa fotográfica. Imaginem só o tamanho dessa câmera!

A primeira foto foi feita por Joseph Nicéphore Niépce, usando placa de estanho com betume branco, deixando pro oito horas em uma câmara escura voltada para o quintal da sua casa. Esse processo foi chamado de heliografia por fazer uso da luz solar.

1880: fabricação da primeira câmara de duas objetivas, com lentes interligadas de foco simultâneo. O responsável pela fabricação foi  R. & J. Beck. Após 2 anos, o inglês George Hare construiu um novo protótipo de uma câmera de fole. Os anos seguintes foram de aperfeiçoamento e melhorias com lentes e rolos.
Câmera de fole

1888: S. McKellen fez registro (patente) da primeira câmera "reflex". Nela, o espelho deslocava-se automaticamente durante a exposição, que era ligado a um obturador de cortina. 

4 de dezembro de 1888:George Eastman registou a máquina kodak, que possuía rolo fotográfico de 6,35 cm de largura, permitindo conseguir 100 exposições em forma de círculo. 

1975: Steve Sasson da Kodak teve a ideia de criar uma câmera digital. Seu protótipo pesava mais de 3kg, filmava em preto e branco, tinha uma resolução de 0.01 megapixels (10 mil pixels) e precisava de 23 segundos para capturar uma imagem. 

1981: A primeira câmera portátil é desenvolvida pela Sony e recebe o nome de Sony Mavica. Porém, ela não poderia ser considerada uma câmera digital, pois não captava imagens estáticas, mas gravava vídeos e salvava apenas alguns frames. Sua qualidade era igual as das televisões da época.
Sony Mavica

1988: A primeira câmera 100% digital foi a Fuji DS-1P, com 16MB de memória interna. Ela gravava imagens como arquivos que eram reconhecidos nos computadores. Porém, não foi registrado se houve venda desse modelo.

1991: A Kodak lança a câmera DCS-100, primeira câmera digital profissional usando o SLR. Na época, ela custava US$ 13 mil e tinha uma resolução de 1,3 MP.

Com o passar do tempo, muita coisa mudou. A câmera fotográfica ficou cada vez melhor e se tornou parte do dia a dia de muitas pessoas. Tanto que hoje é dia é normal vermos algo acontecendo e já irmos filmando ou fotografando com o celular.


Abaixo, separei um video que ilustra essa evolução:

Canal Carla Antunes

Espero que tenham gostado de saberem um pouquinho de como foi a evolução da câmera 

Até o próximo post! 😉

domingo, 9 de julho de 2017

#dicadodia: como fotografar festa junina/julina



O mês de junho é conhecido pelas famosas festa juninas. Não é atoa que o nordeste brasileiro tem o maior São João do mundo e cada região tem suas festas para comemorar o mês.

O mês de junho já acabou, mas tem quem faça a festa julina. Pensando nesses dois meses de festa, trouxe para vocês algumas dicas de como fotografar festa junina/julina.

Dica 1: Fotografe os detalhes
O bonito dessas festas são as decorações e a cores. É uma festa muito colorida que rende fotos lindas. Fotografe as bandeirinhas, a decoração, comidas, etc. 


Dica 2: Fotografe as danças
Aproveite o momento e fotografe a quadrilha. Capture a reação de cada pessoa ao dançar e daqueles que estão assistindo.


Dica 3: Aproveite a luz do local
Dependendo do local que for a festa, a luz que esta nele pode dar um toque especial na sua foto.

Dica 4: Fogueira
Se o local da festa tiver uma fogueira, faça fotos dela e de tudo o que esta perto dela. Coloque ela como o centro das fotos ou então como um complemento.


Até o próximo post! Domingo tem mais dica do dia ;)

terça-feira, 4 de julho de 2017

1 aninho da Helena

Helena fez 1 !


Maio foi o mês de comemorar o primeiro aninho da Helena, e eu tive o privilégio de poder fotografar esse momento tão especial.

Helena comemorou seu primeiro aninho ao lado de amigos e familiares no buffet Gato Comeu.  A decoração teve como tema as Ursinhas Princesas.


A decoração foi toda feita pelo próprio buffet. A marmitinha de doces (lembrancinha), palito bordado e o quadrinho Birthday Chalkboard foi foram feitos pelo Atelie KaliKali.



A festa foi linda e a Helena aproveitou cada momento da festa. Fiquei feliz e agradecida por mais uma vez poder fotografar essa pequena! 


Viva a Helena!


Mais fotos vocês encontram no facebook.

Fiz um vídeo mostrando detalhadamente a decoração da mesa com as lembranças.


Até o próximo post!