terça-feira, 18 de julho de 2017

A evolução da câmera fotográfica

Hoje em dia em muito fácil registrar um momento. Basta pegar o celular e pronto, o momento foi registrado. Ou então, há aqueles que ainda amam a câmera fotográfica e usam e abusam dela.

Mas, nem sempre foi tão fácil assim registrar um momento. Pensando nisso, resolvi trazer para vocês e história da evolução da câmera fotográfica.


Os primeiros tipos baseavam-se na câmera escura. Eram duas caixas retangulares de madeira, que resvalavam uma na outra para conseguir o foco da imagem, com uma abertura para a objetiva e um local para a placa fotográfica. Imaginem só o tamanho dessa câmera!

A primeira foto foi feita por Joseph Nicéphore Niépce, usando placa de estanho com betume branco, deixando pro oito horas em uma câmara escura voltada para o quintal da sua casa. Esse processo foi chamado de heliografia por fazer uso da luz solar.

1880: fabricação da primeira câmara de duas objetivas, com lentes interligadas de foco simultâneo. O responsável pela fabricação foi  R. & J. Beck. Após 2 anos, o inglês George Hare construiu um novo protótipo de uma câmera de fole. Os anos seguintes foram de aperfeiçoamento e melhorias com lentes e rolos.
Câmera de fole

1888: S. McKellen fez registro (patente) da primeira câmera "reflex". Nela, o espelho deslocava-se automaticamente durante a exposição, que era ligado a um obturador de cortina. 

4 de dezembro de 1888:George Eastman registou a máquina kodak, que possuía rolo fotográfico de 6,35 cm de largura, permitindo conseguir 100 exposições em forma de círculo. 

1975: Steve Sasson da Kodak teve a ideia de criar uma câmera digital. Seu protótipo pesava mais de 3kg, filmava em preto e branco, tinha uma resolução de 0.01 megapixels (10 mil pixels) e precisava de 23 segundos para capturar uma imagem. 

1981: A primeira câmera portátil é desenvolvida pela Sony e recebe o nome de Sony Mavica. Porém, ela não poderia ser considerada uma câmera digital, pois não captava imagens estáticas, mas gravava vídeos e salvava apenas alguns frames. Sua qualidade era igual as das televisões da época.
Sony Mavica

1988: A primeira câmera 100% digital foi a Fuji DS-1P, com 16MB de memória interna. Ela gravava imagens como arquivos que eram reconhecidos nos computadores. Porém, não foi registrado se houve venda desse modelo.

1991: A Kodak lança a câmera DCS-100, primeira câmera digital profissional usando o SLR. Na época, ela custava US$ 13 mil e tinha uma resolução de 1,3 MP.

Com o passar do tempo, muita coisa mudou. A câmera fotográfica ficou cada vez melhor e se tornou parte do dia a dia de muitas pessoas. Tanto que hoje é dia é normal vermos algo acontecendo e já irmos filmando ou fotografando com o celular.


Abaixo, separei um video que ilustra essa evolução:

Canal Carla Antunes

Espero que tenham gostado de saberem um pouquinho de como foi a evolução da câmera 

Até o próximo post! 😉

6 comentários: